sexta-feira, 11 de março de 2011

Mergulho interior

Pausa na atualização sobre os países por onde passo pra escrever sobre a experiência mais profunda da minha vida:

Templo principal onde fazíamos meditação em grupo
(mulheres à direita, homens à esquerda)

De volta ao mundo de fora. Sobrevivi a mim mesma. Prazer em conhecerme. Desconstrução e reconstrução. Meditação através da observação da respiração profunda que esvazia a mente dos pensamentos conturbados "monkey mind" e a preenche de amor e bondade emanados ao universo. Experiência mais difícil da minha vida. No entanto, a mais profunda. Dormindo em cama de concreto coberta com esteira e travesseiro de madeira. Acordando às 4h da manhã todos os dias com badalo do sino e indo dormir às 21:30h. Duas refeições vegetarianas por dia, sopa de arroz de manhã e comida apimentada no almoço. Roupas que cobriam os joelhos e ombros num calor de 40 graus sem poder nadar.  Água potável em temperatura natural no cantil. Banho enrolada num sarong me molhando baldinho a baldinho. Foco na respiração e na atenção a cada mínimo ato do corpo. Venci dores fortes em várias partes do corpo (costas, cabeça, bunda, joelhos, pés dormentes), náusea, fraqueza, pressão baixa, desânimo, revolta, saudade, vontade de largar aquela porra toda e voltar pro meu conforto, mas isso seria muito estúpido da minha parte, felizmente preferi não dar ouvidos ao lado ignorante do meu cérebro que gritava alto. Persisti e lutei muito pra me manter sã, respirei profundamente observando cada detalhe do ar que entrava e saía trazendo vida pra dentro de mim. Me conectei com a natureza e respeitei cada mínimo ser como nunca antes tive a sabedoria de respeitar. Vivi o agora e o hoje como nunca havia realmente experimentado, apenas por palavras. Respeitei os pensamentos que surgiam volta e meia com imagens das pessoas amadas e cenas vividas no passado em momentos variados da vida e as músicas que iam e vinham no mais variado repertório, simplesmente deixando que eles fossem embora sem me pressionar ou culpar na direção da meditação, observando o que eles significavam para mim, voltando ao foco na respiração logo em seguida, tentando fazer tudo isso da forma mais relaxada possível, quando possível.

Lago onde praticávamos meditação caminhando. De dia sozinhos e à noite
em grupo em movimentos circulares sob a lua e as estrelas

Saí desses 11 dias em silêncio absoluto com a sensação que não existem mais máscaras, apenas minha simples e abençoada existência. O segredo da felicidade reside num lugar tão próximo e ao mesmo tempo tão distante de nós. Nosso templo pessoal, uma mistura do nosso corpo e da nossa mente conectados pelo poder da respiração, precisa de cuidados e de atenção. O desafio agora é a manutenção da mente sã através de persistência dia a dia, momento a momento.

Que minha meditação tenha alcançado os corações de todos vocês. A luta continua agora pra vencer o retorno à velocidade e agressividade da selva. "Mindfulness with breathing" (Anapanasati meditation) ensinada por monges discípulos de Ajahn Buddhadasa, monge seguidor de  Buddha, fundador de Suan Mokkh, monastério onde passei os 11 últimos dias da minha vida terrena e primeiros dias da minha vida de elevação espiritual.

Do sul da Tailândia, com muito amor.


Monge que praticava Pali chanting (canto sagrado
budista) com nosso grupo. Exemplo de bondade e amor.

4 comentários:

  1. Filhota, que você volte com muito amor e tranquilidade. Amamos muito você. As saudades são enormes. Beijo no seu coração

    ResponderExcluir
  2. No Reiki se preza muito o controle da respiração tb. Mas o ser humano é indiscutivelmente ignorante nesse aspecto de respirar pois nosso boom de emoções em q vivemos não nos deixa "respirar". Mais uma alma salva desse conturbado mundo em q vivemos. e nos traga um pouco q seja desse aprendizado pois, muitos, inclusive eu, precisamos aprender com isso.

    ResponderExcluir
  3. Amigona...que coisa MAGNÍFICA...sem comentários!!!Fiquei muito emocionada com esse post e fiquei imensamente feliz em saber que você teve uma oportunidade única desse mergulho espiritual em você mesma,na sua vida,no seu espírito e na sua mente!!VIDA LONGA á esse novo começo!!Saudade!!Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Burralda é visível o crescimento que esta viagem está te proporcionando, e está envolvendo a todos que estão a sua volta, o Pai acabou de ler o seu blog e ficou emocionado passei o seu recado e ele ouviu muito bem. Um grande beijo, TE AMAMOS MUITO.

    ResponderExcluir